Relatório

WORKANA 2020

Descubra o que mudou no mundo do trabalho, tendências de um novo perfil profissional: remoto e freelancer, e como nos preparamos para o cenário pós pandemia.

Baixe o relatório completo

A Workana realiza este relatório anualmente para analisar, refletir e compartilhar como estão evoluindo as diferentes formas de trabalho. Nesta 5ª edição do Relatório Workana 2020 refletimos sobre as mudanças na forma de trabalhar, como se prevê que será este novo contexto e a relação entre empresas e profissionais depois da pandemia.

Pensando no cenário volátil, incerto, complexo e ambíguo em que vivemos nos perguntamos:

Como será o trabalho? Ainda serão necessários os escritórios gigantes com espaços abertos e super equipados? As empresas continuarão exigindo a presença dos funcionários nos escritórios? Como será o perfil do profissional depois da pandemia?


ANTES DE PANDEMIA,
O HOME OFFICE JÁ ERA INCENTIVADO PELA EMPRESA?

HOME OFFICE

SEGUNDO OS FUNCIONÁRIOS DAS EMPRESAS:

Não 63.7%
SIM 36.3%
HOME OFFICE

SEGUNDO OS EMPREENDEDORES E LÍDERES DE EMPRESAS:

Não 40.9%
SIM 59.1%

Até o início deste ano, muitos líderes de empresas não acreditavam que o trabalho remoto poderia funcionar e que os seus funcionários poderiam ser produtivos trabalhando em casa. O trabalho no escritório era a regra e o home office era apenas um benefício oferecido por algumas empresas, uma ou duas vezes por semana.

Avaliação da produtividade no trabalho remoto,
segundo os profissionais CLT

Apesar da preocupação dos líderes com a produtividade de suas equipes (para 31,4% esse foi o principal desafio durante a pandemia), mais de 80% dos funcionários acreditam que a sua produtividade foi excelente ou muito boa.

Principais desafios das empresas para implementar
o trabalho remoto

Baixe o Relatório Workana 2020 completo para conhecer todos os aspectos do trabalho pós pandemia

Baixar o Relatório Workana 2020